Quarta, 12 Março 2014 12:06

Câmara Cidadã promove segunda Semana de Resgate da História de Caparaó

A Câmara Municipal de Caparaó também tem se destacado através da Câmara Cidadã, Projeto implantado pelo Ex-Presidente Edson Wander de Araújo, que busca facilitar o acesso do cidadão ao que lhe é de direito: a cidadania, a cultura, a história, as pesquisas, etc. Por meio de sua coordenadora, a funcionária Sâmella Bastos Donádio, a Câmara Cidadã tem buscado preservar a história e a cultura de Caparaó por meio de palestras (dadas por personalidades municipais), apresentação de slides, músicas, contos populares (como “A lenda do boi Ó”, que supostamente teria inspirado o nome do Município) e poesias locais.

Tais palestras ocorrem na semana que antecede o aniversário de Caparaó, no dia 1º de março. Este ano, a Semana de Resgate da História de Caparaó – ocorrida entre os dias 24 e 27 de fevereiro – teve como tema “O Centenário do Trem de Ferro em Caparaó”, que será trabalhado durante o ano todo, comemorando os cem anos em que a primeira máquina da Companhia Ferroviária Leopoldina passou pela cidade (que até então era uma vila de Espera Feliz).

A Escola Municipal Manoel Ferreira Lima compareceu em peso, e Sâmella aproveitou a oportunidade para lembrar que embora estejamos comemorando 51 anos de emancipação política, Caparaó é bem mais antiga – aproximadamente 150 anos! Por meio de pesquisa cuidadosa, a funcionária da Câmara conseguiu, através do cordial apoio de José Antonio (servidor do Museu Municipal de Carangola), cópia do Testamento do primeiro homem branco a chegar à região, o Coronel Antonio Dutra de Carvalho (conhecido como “Coronel Dutrão”) – um documento de valor histórico e cultural inimaginável para construção da história do Município e que será estudado pelos alunos do 6º ano da Escola Estadual Professor Francisco Lentz.

Isso é Câmara Cidadã – unindo as novas gerações à cidadania e à cultura locais.